top of page

Veja Além dos Rankings Universitários com o LinkedIn

Suzie Castello

Updated: Aug 14, 2024


O LinkedIn é uma ferramenta familiar para criar uma presença profissional online, conectar-se com colegas e clientes, procurar empregos ou contratar talentos. Ele também oferece excelentes recursos para ajudar você a se manter atualizado com as competências mais demandadas.


Mas você sabia que o LinkedIn também é uma das minhas ferramentas favoritas para pesquisar faculdades? Abaixo está um guia para usar o LinkedIn para descobrir sobre cursos, resultados de ex-alunos e onde as pessoas com o seu emprego dos sonhos estudaram. Os dados do LinkedIn são baseados em informações reais, tornando-se um recurso valioso para ajudar a tomar decisões sobre o que estudar e onde se candidatar.


Basicamente, existem dois caminhos a seguir ao usar o LinkedIn para pesquisar universidades: buscar insights de empresas e buscar insights de universidades.


Buscando Insights de Empresas

Pesquise uma empresa pelo nome no LinkedIn, acesse a página do perfil dela e clique na aba "Pessoas". Esta aba oferece uma análise numérica dos funcionários dessa empresa, incluindo onde eles moram, onde estudaram, suas funções, habilidades e cursos. Por exemplo, no momento em que escrevo este post, uma pesquisa detalhada no LinkedIn revelou que a maioria dos funcionários da The Walt Disney Company nos EUA morava na Flórida e na Califórnia. As universidades com o maior número de ex-alunos eram a University of Central Florida e a Cal State Fullerton. As competências mais destacadas eram atendimento ao cliente e Microsoft Office, e o curso mais comum era Administração e Gestão de Empresas.


A Disney é uma grande empresa, e os dados acima são muito gerais. No entanto, você pode refinar sua pesquisa clicando em pontos de dados específicos. Por exemplo, selecionar uma área de trabalho específica na lista "O que fazem" dará a você insights mais profundos sobre esse campo. Se você clicar em "Artes e Design", a informação será limitada apenas aos funcionários dessa área. Nesse grupo, a habilidade número um é Adobe Photoshop, e o curso mais comum é Animação, Tecnologia Interativa, Vídeo Gráfico e Efeitos Especiais. Clicando nesse curso, a pesquisa se estreita ainda mais, revelando que a maioria dos funcionários são ex-alunos da Academy of Art University, CalArts, Vancouver Film School e Savannah College of Art and Design (SCAD).


Portanto, se você está considerando uma carreira em animação, pesquise as empresas que contratam animadores, entenda as trajetórias profissionais desses cargos. Considere as universidades onde os atuais funcionários estudaram, mesmo que você nunca tenha ouvido falar delas. E encontre maneiras de desenvolver as competências mais demandadas para essa carreira.


Buscando Insights de Universidades

Outra maneira de usar o LinkedIn para sua pesquisa universitária é pesquisar diretamente as universidades. Vamos usar a Arizona State University (ASU) como exemplo.


Na caixa de pesquisa, digite "Arizona State University". Clique na página do perfil da universidade e, em seguida, clique na aba "Ex-alunos". O LinkedIn fornece insights sobre onde os ex-alunos da ASU trabalham, onde moram, o que fazem, suas competências e o que estudaram. Você pode visualizar todo o conjunto de ex-alunos ou restringir a pesquisa por período de tempo — por exemplo, os últimos dez anos podem fornecer insights mais relevantes do que olhar os resultados de ex-alunos desde a fundação da ASU em 1885.


Restringindo a pesquisa para 2014-2024, você verá que muitos ex-alunos trabalham em operações, educação, engenharia e áreas de saúde, incluindo cargos na própria universidade. O curso mais popular nos últimos dez anos foi Administração de Empresas.

O LinkedIn revela que, entre 2014 e 2024, havia 601 ex-alunos da ASU na Apple, 559 na Microsoft, 500 na AWS e impressionantes 1.484 na Intel. Restringindo a pesquisa para ex-alunos da ASU nessas quatro empresas, você verá que a maioria estudou Engenharia Elétrica, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, com habilidades principais em Microsoft Office, C, Python, C++, Java e MATLAB. Habilidades interpessoais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe, também foram altamente classificadas.


Suas Descobertas Podem Surpreender

A conexão ASU/Intel não foi a única descoberta que me surpreendeu. Descobri que na Apple há mais graduados em Ciência da Computação da San Jose State do que de Cornell. A Georgia State enviou mais graduados em Comunicações para a Warner Bros. Discovery do que a USC. E há mais do que o dobro de funcionários da LVMH nos EUA que estudaram Marketing no FIT em comparação com a NYU.


Os dados do LinkedIn são limitados às informações fornecidas pelos seus usuários. No entanto, no geral, o conjunto de dados do LinkedIn não é influenciado pelos interesses que afetam os rankings universitários. Realizar pesquisas em empresas e universidades pode revelar insights que ajudam estudantes e famílias a entender os resultados reais do investimento em um diploma de graduação e identificar programas que estejam alinhados com suas expectativas.


Você já pesquisou uma empresa ou universidade no LinkedIn? Que informações te surpreenderam? Conte-me nos comentários.

1 view0 comments

Explorers English & Educational Consulting
Rio de Janeiro

  • Linkedin
  • Instagram

© 2017 by Explorers English. Proudly created with Wix.com

bottom of page